Outubro
Outubro Rosa e a Psicologia
Como o câncer de mama acomete num importante órgão do corpo feminino, adquirir uma doença nesse órgão interfere no processo de simbolização da mulher enquanto ser feminino.
Esta época do ano se tornou um período para balanços de vida, e estabelecimento de metas... as tão famosas promessas de fim de ano!
Nestes dias notamos nos consultórios uma evidência maior de tristeza, melancolia e solidão. Talvez esses sentimentos aflorem por serem estimulados pela mídia das festas de final de ano...
Assim, percebemos nas pessoas uma busca desenfreada por organizar reuniões familiares, contactar pessoas que durante o ano todo você nem lembrou que existia, uma preocupação com presentes e com as festas.
Na realidade estamos apenas procurando #trocasafetivas, só que muitas vezes essas trocas não são satisfatórias, principalmente porque estamos dando ênfase ao consumismo, ao estar junto porque tem que fugir da solidão e da constatação de que você na realidade é só, que as pessoas apenas passam pela sua vida em determinadas fases e que elas se vão e dão lugar para outras, como um ciclo.
Penso, que na realidade não precisamos de épocas determinadas pela sociedade para realizar esse processo de autoconhecimento. Cada um descobre o seu tempo. Aí sim, você deve realizar esse balanço, que pode ser anual, semestral, mensal, na data do seu aniversário, etc.
Essas questões devem ser cuidadosamente analisadas:
- O que eu conquistei?
- Quais os resultados colhidos?
- Quais as metas que não foram alcançadas e por que não foram?
- O que eu quero para minha vida?
Esse levantamento interno deve abranger tudo o que foi feito no período que você estabeleceu, analisando os erros e acertos, sem julgamentos, apenas constatando os fatos.
Após isso deverá vir o planejamento, que nada mais é do que traçar os caminhos que você deseja trilhar. Estabelecer metas, lançar desafios, traçar objetivos coletivos e pessoais.
Outro ponto muito importante é aprendermos a dar valor para nossas conquistas, sejam elas grandes ou pequenas. Comemore, pois assim estamos elevando nossa autoestima, e injetando energia para continuar a caminhada.
Viva! Mas viva bem, junto com as pessoas que gosta e com as que não gosta também, pois com elas você aprenderá coisas importantes a respeito de si mesmo.
Feliz 2021! Repleto de paz, amor, saúde física e mental!
Como o câncer de mama acomete num importante órgão do corpo feminino, adquirir uma doença nesse órgão interfere no processo de simbolização da mulher enquanto ser feminino.
Entrevista cedida pela psicóloga Branca Frias para o portal Bolsa de mulher - jornalista Bianca de Souza
Motivação, sair da zona de conforto, você pode tudo “desde que queira”, são palavras-chave para os motivadores profissionais...
Abordamos aqui de maneira bem sintética as definições e tipos dos Transtornos de Personalidade